01 março 2011

Grupo de Finalistas da Escola Comercial e Industrial de Moçâmedes: 1957


Finalistas da Escola Comercial e Industrial de Moçâmedes, Cursos de Formação Comercial e Formação Feminina, em 1956. Da esq. para a dt. À frente: ?, Lili Salvador (FF), Guida Frota(FF), Maria de Lurdes Infante da Câmara (CC), Maria Antonieta Rodrigues (Boneca FF), Lili Martins/Lili Eurico(FF), Laurete (FF), Olivia?, Maria do Carmo Domingues(FC),Susete Alves de Oliveira (FF) e Lurdes Faustino (FC). Atrás e um pouco encobertas, da esq. para a dt.?, Nidia Almeida(FC), Lena Brás de Sousa (FF), Fernanda Neves Almeida(FC), Mitsi Aboim (FF). Foto  do meu album , tirada na rua frente à Secretaria da Escola Comercial e Industrial de Moçâmedes.



Estávamos a completar o Curso Geral de Comércio (ao nível do 5º ano) que naquele tempo culminava com um Exame de Aptidão Profissional. Estávamos, pois a terminar uma étapa demasiado importante  de nossas vidas, a dos bons tempos de estudantes , do convívio diário e da preparação para a vida, , para entrarmos noutra, de responsabilidades acrescidas, e que nos surgia a todos como uma incógnita. E porque nos iamos separar, alguns para sempre, resolvemos marcar o último dia de aulas, desse fim de ano lectivo  de 1956, colocando em nós um sinal de luto. Eles optaram pela gravata ou pelo laçinho preto.  Elas foram mais longe, e vestiram-se todas de negro.

Ei-los, da esq. para a dt. Em cima: Roberto Trindade, Daniel Santos, Leitão, ?, Rui Almeida Barbosa, António Pessoa, Rui Coelho de Oliveira, Fausto Gomes (um pouco atrás) e Claudino Alhinho (Joldino). Embaixo: ?, Geni Guerra, professora Albertina, Jorge Carrilho e José Fernando Soares. Foto  do meu album, tirada no Jardim da Avenida da Praia do Bonfim.

                                                                        
Ei-las, da esq para a dt, em cima e mais atrás: Claudino Alhinho (Joldino), Fausto Gomes, Daniel Santos, Portela, Rui Coelho de Oliveira, Geni Guerra, Leitão, José Fernando Soares, António Pessoa, Jorge Carrilho, Clélio Cunha, Roberto Trindade, e ?. Em cima, de pé: Violete Velhinho (de óculos escutos) e Cacilda e Maria de Lurdes. Um pouco mais abaixo, ao centro, de óculos escuros, ?, Maria Ildete Almeida Bagarrão, Eduarda Bauleth de Almeida, Maria do Rosário Antunes e Aurora Vieira.
As trés mais à frente: Ricardina Guedes Lisboa, Nidia Almeida e Celisia Calão. Foto  do meu album tirada no Jardim da Avenida da Praia do Bonfim , frente ao edifício do Banco de Angola.

MariaNJardim