15 março 2007

Equipes de Basquetebol Feminino do Sporting / Atlético / e Benfica (pioneiras):Moçâmedes/actual Namibe




Independente de Porto Alexandre. Anos 1950


Sporting Clube de Moçâmedes

Atlético Clube de Moçâmedes




1ª foto: Equipe feminina do Independente de Porto Alexandre. De cima para baixo e da esq. para a dt. podemos ver:em cima: ?, Manuela Costa, Carlitos Oliveita (treinador), Bernardette, Ernestina CoimbraEm baixo: Rosa Gancho, Clélia Viveiros e as irmãs Odete e ...Goelas

2ª foto: Equipe feminina de Basquetebol do Sporting Club de Moçâmedes, em 1954,
onde pode ver-se em cima, da esq para a dt, para além de José Pedro Bauleth (Treinador): Maria Julia Maló de Abreu (Pitula), Fátima Martins , Claudia Guedes e Julia Castro. Em baixo: Leontina Edith Pinheiro (Pequenina), Noelma Coelho, Orlanda Martins (Pequenó) e Antonieta Osório.
3ª foto: Equipe feminina de Basquetebol do Atlético Clube de Moçâmedes no ano de 1954, onde pode ver-se em cima e da esq. para a dt: Júlia Jardim, Claudete Figueiredo, Esmeralda Freitas, Maria Gouveia, Celeste Ornelas e Tó Gomes (treinador). Em baixo, da esq. para a dt. : Leonilde de Sousa (Nide), Maria Augusta Gouveis e Susete de Freitas.
4ª foto: Equipe PIONEIRA de basquetebol feminino no distrito de Moçâmedes: o Sport Moçâmedes e Benfica (1944). Nesta altura, na modalidade de basquetebol feminino, apenas existia o Sport Moçâmedes e Benfica o que o levou este clube a criar duas equipes femininas que se disputavam entre sí, uma vestida com camisolas brancas, outra com camisolas vermelhas. Esta foto representa uma dessas equipes, a das camisolas vermelhas e dela fazem parte:Em cima: Luciana Maia, Hélia Paulo. Maria Gouveia, Esmeralda Figueiredo e Maria GuerraEm baixo: Augusta Gouveia, Olga Coquenão (Lola) e Ana Liberato
.





Após o surgimento das equipes femininas pioneiras de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica em 1944, deu-se um interregno, e só muitos anos mais tarde, no princípio da década de 50, surgiram com força e determinação as novas equipes femininas de basquetebol do Atlético Clube de Moçâmedes, do Sporting Clube de Moçâmedes e do Independente Clube de Porto Alexandre. O Atlético viria a beneficiar com a entrada de Maria e Augusta Gouveia (irmãs Tito, que haviam integrado, em meados da década anterior, a equipe pioneira de basquetebol feminino, o Benfica). Nesta altura, o Benfica passou a contar com Clarabela Trindade, uma das basquetebolistas de referência daquela equipe. A última equipe de basquetebol feminino a sugir foi a do mais antigo clube da cidade, pioneiro na modalidade de futebol (1919) em todo o distrito, o Ginásio Clube da Torre do Tombo, por iniciativa do treinador Manuel Inácio dos Santos. Para a fomação desta equipe, contribuiu a saída das irmãs Francelina e Helena Gomes, do Atlético para o Ginásio e a integração na equipe, vindas de Sá da Bandeira de Helena Santos e a irmã (filhas de Manel Inácio dos Santos).
Gostaria ainda de deixar aqui expressos os nomes de basquetebolistas moçamedenses que não foram aqui mencionados e que deram o seu cotributo para a modalidade na cidade e no distrito:
SPORT MOÇÂMEDES E BENFICA: Minelvina Cruz, Lurdes Teixeira, Lurdes Tavares, Margarida Tavares, Esmeralda Figueiredo, Manuela Costa, Ana Rosa, Alice, Ana Conceição, Maria dos Prazeres, Amélia Castro, Ana Rosa, Ivone Benardino, Marísia Pestana, Maria dos Prazeres, Maria do Céu Jardim, Carla Almeida Frota... ( a completar)GINÁSIO CLUBE DA TORRE DO TOMBO: Ricardina Lisboa, Cidália Calão, Rosa Seixal, ( a completar)SPORTING CLUBE DE MOÇÂMEDES: Bernardete Diogo, Zete Coelho...( a completar)ATLÉTICO CLUBE DE MOÇÂMEDES: Susete Moura ( a completar)INDEPENDENTE CLUB DE PORTO ALEXANDRE: Placitina Viveiros, Luisa Sena, Margarida Gomes Mamedes, Ana Julia Silva , Maia José Gomes.... ( a completar)
Ver aqui
centenas de fotos sobre as diversas modalidades desportivas em Moçâmedes.

Aproveito para fazer referência ao livro «Memórias Desportivas do Distrito de Moçâmedes», livro ilustrado e muito bem documentado, que constitui um contributo valioso para a história do desporto em Moçâmedes, na época da colonização portuguesa. O autor: Mário António Gomes Guedes da Silva