07 outubro 2007

Alexandrenses festejam na rua a vitória do Independente: 1971







Duas fotos que mostram bem a alegria dos alexandrenses que vieram para a rua festejar a conquista pelo Independente Clube de Porto Alexandre, da monumental taça CUCA .

Na 2ª foto reconheço o conhecido casal de foliões, Àlvaro Faustino e Elizabete Pessanha Faustino, que ainda hoje, mais de 36 anos depois, animam com à sua maneira de ser e de estar, alegre e divertida, muitos dos bailes realizados em salões e hotéis algarvios, sobretudo da cidade de Portimão, onde residem.
Da equipe vencedora do campeonato de futebol de Angola por três anos sucessivos (1969, 1970 e 1971), contavam: Gavino, Gancho l (treinador e capitão) , Fernando, Cardeal, Quicas, Estrela ll, Estrela I, Osvaldo, Bastos, Armandinho, Mário José, Castro, Sancho ll, Agostinho e Neto.


Originalmente escrito por zezasancadas

INDEPENDENTE,GANHOU O CAMPEONATO,
MOSTROU,QUE ERA VALENTE,
FORTE E BATALHADOR,
CHUTANDO A BOLA,CORRENDO PRA DEFESA,
FEZ JOGOS COM DESTREZA,
COM ALMA E COM AMOR.

Ó VALENTE, INDEPENDENTE,
SÓ TU ÉS A NOSSA ADMIRAÇÃO,
DO DISTRITO,COM GALHARDIA,
TU ÉS O CAMPEÃO.

Alunas do Colégio Nossa Senhora de Fátima de Moçâmedes













































1ª foto: Alunas do Colégio Nossa Senhora de Fátima, entre as quais reconheço, da esq. para a dt., junto à irmã Doroteia, da dt. para a esq.: Mélita Parreira da Cruz (a pequenita), de mão dada com a irmã Maria Emilia Parreira da Cruz, tendo a seu lado Madalena Rios. A 2ª da esq. para a dt., filha do Ribeiro (Pires Correia). 1958

2ª foto: Alunos/as do Colégio Nossa Senhora de Fátima, junto da irmã Doroteia, entre os quais reconheço:
Em cima, da esq. para a dt: Cecília (prima da Paula Chalupa, a 3ª), Mélita (5ª), Adiana (6ª), Teresa Rangel, ????, Paula Turra (11ª).
Em baixo, da esq. para a dt.: Paula Chalupa (2ª), Fortunata (3ª), ????????, Tininha (11ª)
Em baixo, à frente: Raquel Esteves, ??????? 1960

3ª Excursão em comboio das alunas do Colégio de Nossa Senhora de Fátim a Sá da Bandeira, por ocasião das festividades da Nossa Senhora do Monte. 1961
Fotos gentilmente cedidas por Mélita Parraira da Cruz

Carnaval em Porto Alexandre:desfile de carros alegóricos:1961












































































1ª foto: Desfile de carros alegóricos num Carnaval em Porto Alexandre. Reconheço, entre outras, à esq., Fernanda Barata e à dt., em cima, Bernardete Tavares e Eteldina Carvalho (Tédina).

2ª foto: Desfile de carros alegóricos num Carnaval em Porto Alexandre.
3ª foto: Desfile de carros alegóricos num Carnaval em Porto Alexandre. Reconheço, em cima, ao centro Bernardete Tavares, e em baixo, à esq., Àlvaro Faustino.
4ª foto: A mesma carrinha em frente à Casa Augusto Sanches, Lda., numa das ruas da cidade.
5ª foto: Desfile de carros alegóricos num Carnaval em Porto Alexandre (1961). Neste carro encontram-se Mário e Abel Lopes, Eduardo e Àlvaro Faustino, e Chiquinho Sena.

Contou-me um dos ocupantes que os jovens que enfeitaram este carro e nele escreveram CNN «Santa Alegria» numa brincadeira de Carnaval, pretendendo nada mais que satirizar o assalto
ao paquete «Santa Maria» em Janeiro de 1961 pelo comandante Henrique Galvão, foram interpelados pela Pide que lhes exigiu explicações sobre a sua atitude desconfiando pelos vistos de alguma actividade subversiva eventualmente escondida por detrás dos ditos escritos... Henrique Garvão, com este gesto, pretendia mostrar ao mundo a falta de liberdades políticas existente em Portugal.
Fotos gentilmente cedidas por Álvaro Faustino.

Carnaval de rua em Porto Alexandre (Tombwa)




































































1ª foto: Rua da Igreja de Porto Alexandre (actualmente Tombwa):

Fotos seguintes: Foliões divertem-se num animado Carnaval de rua nos finais da década de 50, princípios de 60

2ª e 3ª fotos: Reconheço entre outros , em cima, da dt. para a esq.: Albertino Gomes (acordeon), Eduardo, Luisa (turbante), Silvério (a meio, de óculos), Claudete ( colar), John Tavares e Antonieta (pintados de preto).
Em baixo: Helder e Àlvaro

Na 4ª foto, reconheço entre os foliões, os irmãos Àlvaro e Eduardo Faustino, Rosa Gancho (2ª à esq.), ? Carvalho e ?

5ª e 6ª fotos: O mesmo Carnaval de rua em Porto Alexandre (Tombwa)