28 abril 2008

Paços do Concelho: tomada de posse do Governador de Moçâmedes Nunes da Ponte; 1954?



Nesta foto podemos ver o Governador de Moçâmedes, Nunes da Ponte (sentado à mesa quase ao centro da foto, entre as porta-estandarte), nos Paços do Concelho - Câmara Municipal da cidade. Penso que estaria às cerimónias que decorreram em 1957 , quando da chegada a Moçâmedes do Governador Geral para inaugurar o 1º troço do cais comercial. Na mesma altura fora inaugurada novo edifício sede do Grémio dos Industriais de Pesca de Moçâmedes, bem como o lançamento da 1ª pedra do novo complexo desportivo do Sport Moçâmedes e Benfica. Este salão não me parece o dos Paços do Concelho onde a ideia que me ficou, é que por toda a parede estavam óleos de pessoas ligadas à fundação de Moçâmedes, par além, é claro, de fotos dos Governantes portugueses de então, em tamanho muito maior que o que está aqui representado. Provavelmente será o salão nobre do novo edifício do Grémio da Pesca, inaugurado na sequência da recepção à chegada do Governador Geral.

Grande número de alunas do Colégio de Nossa Senhora de Fátima com as suas saias azuis escuras e blusas brancas com gravatas encontram-se aqui representadas, para além de outras pessoas e organizações que resolveram estar presentes nos Paços do Concelho. Da esq. para a dt., ao fundo reconheço: Carlos Calão (porta-estandarte e funcionário do Grémio), a filha de Hemitério Alves, Olimpia Moreira, Humberto Pinho Gomes (porta-estandarte e funcionário do Grémio) e um pouco mais à dt., Isabel Castro (porta-estandarte. à dt., Vina Almeida. Sentada, à esq., Celeste Fonseca Robalo (de branco) e por detrás a filha Babiza, mulher e filha do representante da União Nacionl em Moçâmedes. Na direcção do Brasão da cidade com o microfone na mão, de perfil, o então Secretário da Câmara, Artur Ferreira Trindade.

1 comentário:

Rui Moio disse...

Boa tarde
Na mesa, vêm-se três pessoas:
1. - o da direita (segundo o olhar do observador)será o governador Nunes da Ponte?
2. - Quem é a pessoa que está ao centro (que está atrás do que parece ser uma garrafa que está sobre a mesa)?
3. - De entre as três pessoas sentadas à mesa, alguém consegue identificar o senhor que está à esquerda (segundo o olhar do observador), por detrás da senhora com chapéu e à frente da pessoa com camisa branca e gravata?

Antecipadamente grato pelos esclarecimentos que me possam dar.

Enviar um comentário