16 julho 2008

Moçamedenses na Leba














































No miradouro da espectacular Leba, reconheço, entre outros da esq. para a dt., Vina e os pais Julio de Almeida e Lita Pestana. Uma das grandes maravilhas do Planalto da Huíla no Lubango. Famosa pela sua altura e sua arquitectura natural a Serra da Leba, que faz parte da cordilheira da Chela, destaca-se também pela rodovia que nela se encontra formando uma serpente. Um verdadeiro troço de via quase fatal, sem qualquer protecção. Na 2ª foto, pormenor da descidada Leba que tem uma inclinação de pelo menos 10º ao longo do trajecto. As curvas são, como se vê, todas elas muito pronunciadas. Nenhuma fotografia faz justiça à beleza e imponência do local. À grandiosidade da natureza junta-se o arrojo do homem, porque só ele para fazer uma estrada "daquelas" num sítio "daqueles".


A Serra da Leba é um gigantesco paredão que divide a região planáltica, de altitudes elevadas, para a região desértica, que fica no litoral sul de Angola, onde ficam as cidades de Moçâmedes e de Porto Alexandre.
..................
Leba nossa

Na altiva e altaneira Leba,
no seu total esplendor,
em que da Natureza o fulgor
permitiu um certo talento,
lado a lado, serra subindo,
marcasse a terra, eternizado.

zé kahango


BIMBE

No platô, para lá do paredão,
margem direita do precipício,
tiveram avós e pais vida difícil.
Muitas sementeiras de cereais,
muitas canseiras, muitos ais,
para ver crescer seu pão.

Dia após dia, cedo escurecia;
pela névoa cerrada anoitecia:
o tesouro da água de rega,
vinha lá de baixo da serra
(prodígio anti-gravitacional),
- seu pão, sua luz, o seu sal!


zé kahango

Clique AQUI para vêr, através de um slideshow que elaborei e coloquei no UTUBE, o trajecto Moçâmedes/Leba e a Serra da Leba no seu esplendor, acompanhado com música do BONGA.

Sem comentários:

Enviar um comentário