26 janeiro 2009

Basquetebol feminino em Moçâmedes: Ginásio Clube da Torre do Tombo

















































Equipa do Ginásio Clube da Torre do Tombo em 1954-1955-1956-1957

1ª foto:
Maria Helena da Costa Gomes (Lena Gomes
/ Ginásio ) num espectacular lance de bola ao cesto que mais faz lembrar uma gazela a saltar sobre as escaldantes areias do deserto do Namibe. Jogo realizado em Benguela/1955.

2ª foto:
Um dos primeiros jogos do Ginásio Clube da Torre do Tombo, em 1954, no campo de jogos do Sporting Clube de Moçâmedes, contra a equipa do Atlético Clube de Moçâmedes. Da dt. para a esq.: Suzete Freitas (Atlético), Lurdes Sena (Ginásio), Helena Gomes (Ginásio), Celísia Calão (Ginásio), Eduarda Bauleth de Almeida (Ginásio)
? e Maria José Gastão (Ginásio).

3ª foto:
Celisia Calão, da
Equipa do Ginásio Clube da Torre do Tombo, cumprimenta o Governador de Angola, Tenente Coronel Horácio de Sá Viana Rebelo, ao qual acabara de entregar um galhardete do clube. Em 1957 o Governador Geral de Angola deslocara-se a Moçâmedes para a inauguração do 1º troço do cais da cidade. Na mesma altura foi inaugurado o novo edifício do Grémio da Pesca, e foi colocada a 1ª pedra no novo estádio do Sport Moçâmedes e Benfica.

4ª foto:
Celisia Calão da
Equipa do Ginásio Clube da Torre do Tombo, a ser entrevistada por Carlos Moutinho.Por detrás, ao centro, Amilcar de Sousa Almeida. 1956

5ª foto:
Equipa do Ginásio Clube da Torre do Tombo em 1955 num jogo contra a equipa do Sport Moçâmedes e Benfica, efectuado no campo do Sporting. À esq., Celísia Calão, do Ginásio (nr.12) tenta passar a bola a Eduarda Bauleth de Almeida ( nº 1o, ao centro).


Ficam mais estas recordações dos embora breves, mas glorioso
s do basquetebol feminino na cidade de Moçâmedes, na década de 50, em que se disputavam renhidos jogos entre equipas com idêntico nível de competição, como eram, sobretudo, as do Ginásio Clube da Torre do Tombo, do Sport Moçâmedes e Benfica, do Atlético Clube de Moçâmedes e do Sporting Clube de Moçâmedes.
Para ver MAIS
e MAIS
fotos/fonte: álbum das minhas recordações

Sem comentários:

Enviar um comentário