22 fevereiro 2009

Curso da «Oliva» em Moçâmedes e em Porto Alexandre



Na 1ª foto senhoras de Moçâmedes ladeiam  D. Elvira, a orientadora do Curso de Corte e Costura promovido pela «Oliva -máquinas de costura» representada pela Casa João Pereira Correia, Lda. Da esq. para a dt.: mãe da Riquita Bauleth, ?, Georgete Serra Duarte, ?,? orientadora do curso, ?, Mariazinha Jardim, ?,?.

Na 2ª foto jovens e senhoras de Porto Alexandre participantes num  outro Curso de Corte e Costura promovido pela «Oliva-máquinas de costura», entre as quais, em cima, da esq. par a dt.: Beta Silva, Marlene Caldeira, Tita Couto, Arminda Alves de Oliveira, Nela Viveiros, Zelinha, Belarmina Loureiro, ? e Cesária Barbeiro.
Embaixo: Julinha Carvalho, Silvina (irmã de Isaura"do Pinda"), Carolina Loureiro, Manelita Anacleto, Mª da Selva (filha do Mestre António - marceneiro - mais conhecido por "Olho de vidro").

Arminda Alves de Oliveira, que aqui podemos ver e recordar, vestida de preto, foi quem,
com os seus dotes de pianista, deu continuidade à obra da velha senhora, D. Ema de Zuzarte Mendonça que era possuidora do curso do Conservatório de Lisboa, e ensinava a tocar piano, em aulas particulares, várias meninas e senhorinhas de Moçâmedes. Arminda Alves de Oliveira foi uma daquelas figuras que se evidenciaram na cidades de Moçâmedes, quer pelos seus dotes artísticos como pelo seu espírito de entreajuda, sempre pronta a colaborar em todas as iniciativas culturais que viessem a favor do bem comum. Recordo Arminda a tocar orgão acompanhando as missas domingueiras na Igreja de Santo Adrião de Moçâmedes, bem como a participar em grande número de eventos sociais que se desenrolaram na cidade na década de 50. Fica aqui mais uma lembrança de «gente do meu tempo» que viveu e conviveu durante décadas nas pequenas e memoráveis cidades de Moçâmedes (Namibe) e Porto Alexandre (Tombwa), em Angola, e que um dia, já lá vão mais de 30 anos atrás, completamente se dispersou, deixando em nossas memórias, apenas a recordação.


Créditos de imagem: Sanzalangola
Nomes fornecidos por gentileza de Adélia Vaz (Aileda).

2 comentários:

ailedazav disse...

Sim... A felicidade está presente nestes rostos de Amigas que tanto recordo... Algumas minhas colegas e amigas de infância.

è com grande prazer... que vou legendar a foto...

A seguir à Zélinha; Belarmina Loureiro;?;Cesária Barbeiro;?.
Em baixo:
Julinha carvalho (mana de Eduarda C.); Silvina (mana de Isaura"do Pinda");Carolina Loureiro;Manelita Anacleto; Mª da Selva (filha do nosso artista Mestre António - marceneiro - mais conhecido por "Olho de vidro").

Lindooo...

Como é bom rever a Minha Gente LINDAAA!!!!

Bjão

sempre
aileda/adeliavaz

princesadonamibe disse...

Adélia

Muito grata pela sua visita e pela sua na identificação das nossas meninas.
Beijinhos
Nidia

Enviar um comentário