12 março 2009

Desfile de Vestidos e Penteados no Clube Nautico , em Moçâmedes

 
Inserido no programas das Festas do Mar, de quando em quando surgia um Concurso de beleza (beleza de penteados, de vestidos, de vestidos de chita, etc). Passaram a acontecer a partir dos anos 1960, numa altura em que a demografia em Moçâmedes como em toda a Angola aumentou substancialmente e a cada dia caras novas faziam a sua aparição na cidade para alí se fixarem temporária (funcionalismo público) ou definitivamente. Este foi um desfile de Penteados realizado no palco do Impla Cine, promovido pelo salão «Sandra», em Moçâmedes, e inserido no pograma das Festas do Mar, por volta de 1970..
Outro Concurso de penteados, este realizado no Clube Nautico, tendo como patrocinador o Salão "Sandra"

Umbelina Maçanita exibindo-se em calções  num concurso de vestidos de chita (após ter tirado a saia) que completava a toilette. Anos 1960.
 
 
Vanda Frota foi a premiada com este belo vestido de baile ( Concurso de vestidos de Chita). Celeste Fonseca havia acabado de colocar a fita de vencedora ao peito de Vanda , enquanto se prepara para lhe entregar o prémio. Na foto anterior podemos ver junto de Vanda os organizadores Fernando Vilaça e António Rodrigues
 Tres Jovens moçamedenses da época no II Concurso de Vestidos de Chita realizado em 1970:  Paula Chalupa, Picola Trabulo e Paula Carvalho (Turra)


 Fernanda Conceição e Silva colocando a fita de vencedora em Paula Chalupa

Mas neste concursos (1970) chegaram a também participar  senhoras com alguma representatividade no meio, pelo facto de serem esposas de entidades representativas de altos cargos públicos ou empresariais (Governo do Distrito, Capitania do Porto, Camara Municipal, Capitania do Porto, Cª mineira, etc) .  Foi o que aconteceu neste concurso de vestidos de chita, em 1970 no edifício novo da Associação Comercial ?, também ele realizado  no contexto das "Festas do Mar". O grupo: Fernanda Conceição e Silva, Susete Blanc, Margarida Silva Machado, Nazaré Cunha e Amélia Montanha Rebelo e Suzete Salles de Brito.

Ainda aqui podemos ver a entrega dos prémios a Picola Trabulo por Susete Blanc, vendo-se à dt. outra premiada neste concurso de vestidos de chita, Paula Chalupa.
Fotos cedidas por vários conterrâneos


2 comentários:

Crocodilo disse...

Na foto das senhoras em vestidos de chita, a minha mãe é identificada como Margarida Silva Machado, mas o nome correcto é Margarita Sousa Machado.

f.rebelo disse...

na mesma foto, a senhora da direita chama-se Maria da Graça, não se chama Suzette

Enviar um comentário