03 agosto 2009

Desporto motorizado em Moçâmedes (actual Namibe)-Angola: 1962

 


Moçâmedes era um pequeno e simpático burgo que sempre primou pela sua juventude apegada às práticas desportivas.
Recordo com saudade as décadas de 50, 60 e parte da década de 70,  décadas fantásticas em que parecia não haver ninguém entre os 12 e os 35 anos de idade que não estivesse mobilizado para qualquer tipo de modalidade, fosse futebol, basquetebol, andebol, hóquei em patins, vela, remo, ténis, ténis de mesa, caça submarina, pesca desportiva, ciclismo, desporto automóvel, motociclismo, etc. etc. Já dedicamos neste blogue, e no nosso outro blogue dedicado ao desporto moçamedense, as diferentes modalidades desportivas, cabe agora a vez do motociclismo e do ciclismo.

Na 1ª foto estão representados os "Valentinos Rossis, cabeças de pungo". Trata-se do
1ª circuito de velocidade de motorizadas que tinha a meta no Colégio das Madres, totalizando 15 voltas. Foi realizado em Moçâmedes, em Março de 1963.  São eles: "Júlio Pereira (pau)", "Zeca Chalupa", "Jorge Maló", "João Dinis", "Mário Monteiro (o maria do kiko)", "António Pedro "(Bolacha)", o vencedor; este o team Lusolanda. Por detras, conf. refere Bolacha in Mazungue : «que me perdoe, não me recordo o nome, era o "P-15" que corria em honda». Por detrás de Jorge Maló encontra-se Dolbeth e Costa (Lanucha), mais tarde General do exército angolano.
Créditos: Mazungue. Foto: Pedro Ilha.

A foto que segue chegou até mim com com a referência Moçâmedes.

 


Seguem algumas fotos tiradas já na década de 1970, em pleno Deserto do Namibe, ainda verde, naturalmente após o período das chuvas... Lembro aos nossos conterrâneos que este blogue é aberto à vossa colaboração.

 


Aproveito para colocar aqui uma foto antiga de uma corrida de bicicletas, realizada no decurso das festividades do "4 de Agosto" , no início da década de 1950, no qual salientaram Marreiros e Pinto (relojoeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário