12 março 2009

Jovens da capital do Namibe (Moçâmedes) em desfile de beldades: 1970/71










1. foto: Moçâmedes apresentou as suas misses

2. foto: Esta foto foi publicada no Jornal «O Comércio» de Luanda do dia 4.8.1970, dia do aniversário da fundação da cidade de Moçâmedes, enquandrando um artigo intitulado: «A CAPITAL DO NAMIBE ÀS PORTAS DO ANO 2.000 COM OS PROBLEMAS DE SEMPRE. A PRIMEIRA AVENIDA MOÇAMEDENSE SER COMIDA PELAS CALEMAS?», sem que fosse feita qualquer alusão aos nomes das candidatas. Excepto a jovem que se encontra à esquerda e que me parece a Riquita Bauleth, e mais ao centro, vestida de branco com chapéu, Lita, não reconheço mais ninguém. .Alguém pode ajudar a encontrar os nomes destas candidatas?

Quanto ao artigo em causa, este manifestava a preocupação do então Presidente da Câmara Municipal, António Blanc de Sousa, face ao estado da Marginal de Moçâmedes, ainda não concluida e já a abater em alguns pontos por falta de determinadas obras... Referia-se também ao estado dos remates do passeio que, com as calemas poderiam levar ao desaparecimento do paredão da marginal em certos troços. Tudo por falta de verbas, a eterna questão ! Verbas que entretanto deveriam ter chegado, já que, 30 anos depois...a Avenida Marginal ainda lá está intacta




A seguir, três beldades moçamedenses, como não podiam deixar de ser: Paula Chalupa, Lita e Fernanda Lourenço.




PUNGUITAS (*)

São as Punguitas da minha Terra
Geradas e criadas no Sul
Bravias e Belas como o deserto
Exóticas sereias dum mar azul

Quer sejam brancas ou morenas
Todas têm beleza e sedução
Não importa a cor da pele
Mas a que trazem no coração

Graciosas como flores de Abril
E de dizer, fazem questão disso,
O mistério que a todas envolve
Não sei se é magia ou é feitiço

De olhos negros como a noite
O brilho como a luz das estrelas
Os lábios rubros de pitanga


E um sorriso no rosto delas

Mulher guerreira e valente
Como imbondeiro ou mucubal,
Singelas, mas a mais formosa,
Foi a Maior de Portugal

E como a música duma lira
São a poesia dos trovadores.
Elas são o cântico na alvorada
E do Namibe, os seus amores (*)

(*)Designação abreviada de Cabeça-De-Pungo,
assim chamados aos habitantes de Moçâmedes/Namibe

Manela Lopes 09SET2006

Desfile de Vestidos e Penteados no Clube Nautico , em Moçâmedes

 
Inserido no programas das Festas do Mar, de quando em quando surgia um Concurso de beleza (beleza de penteados, de vestidos, de vestidos de chita, etc). Passaram a acontecer a partir dos anos 1960, numa altura em que a demografia em Moçâmedes como em toda a Angola aumentou substancialmente e a cada dia caras novas faziam a sua aparição na cidade para alí se fixarem temporária (funcionalismo público) ou definitivamente. Este foi um desfile de Penteados realizado no palco do Impla Cine, promovido pelo salão «Sandra», em Moçâmedes, e inserido no pograma das Festas do Mar, por volta de 1970..
Outro Concurso de penteados, este realizado no Clube Nautico, tendo como patrocinador o Salão "Sandra"

Umbelina Maçanita exibindo-se em calções  num concurso de vestidos de chita (após ter tirado a saia) que completava a toilette. Anos 1960.
 
 
Vanda Frota foi a premiada com este belo vestido de baile ( Concurso de vestidos de Chita). Celeste Fonseca havia acabado de colocar a fita de vencedora ao peito de Vanda , enquanto se prepara para lhe entregar o prémio. Na foto anterior podemos ver junto de Vanda os organizadores Fernando Vilaça e António Rodrigues
 Tres Jovens moçamedenses da época no II Concurso de Vestidos de Chita realizado em 1970:  Paula Chalupa, Picola Trabulo e Paula Carvalho (Turra)


 Fernanda Conceição e Silva colocando a fita de vencedora em Paula Chalupa

Mas neste concursos (1970) chegaram a também participar  senhoras com alguma representatividade no meio, pelo facto de serem esposas de entidades representativas de altos cargos públicos ou empresariais (Governo do Distrito, Capitania do Porto, Camara Municipal, Capitania do Porto, Cª mineira, etc) .  Foi o que aconteceu neste concurso de vestidos de chita, em 1970 no edifício novo da Associação Comercial ?, também ele realizado  no contexto das "Festas do Mar". O grupo: Fernanda Conceição e Silva, Susete Blanc, Margarida Silva Machado, Nazaré Cunha e Amélia Montanha Rebelo e Suzete Salles de Brito.

Ainda aqui podemos ver a entrega dos prémios a Picola Trabulo por Susete Blanc, vendo-se à dt. outra premiada neste concurso de vestidos de chita, Paula Chalupa.
Fotos cedidas por vários conterrâneos


Moçamedenses em dia de Carnaval






















Imagem: Sanzalangola