13 março 2011

Gente de Moçâmedes em passeio de camioneta em meados da década de 1950


(Clicar sobre a foto para aumentar)

Esta foto, colocada na Net por Carla Duarte, representa um grupo de gente nossa conhecida de Moçâmedes, no decurso de uma viagem em camioneta de caixa aberta, como era comum na época. Até meados dos anos 1950, em Angola,  não eram muitas as famílias na comunidade branca que possuiam transporte próprio, e quando  um grupo de familiares e de amigos pretendiam fazer um passeio ao Deserto do Namibe, às Hortas, à Praia das Conchas, à Praia Amélia, a Porto Alexandre ou mesmo a Sá da Bandeira, etc, o recurso era este tipo de transporte (de um amigo ou de aluguer), que carregava na carroceria um grande número de pessoas que, como é óbvio, "comiam" muito pó pelo caminho. O que interessaca afinal era passarem uns momentos diferentes em boa camaradagem, homens, mulheres e crianças, que lhes alegrasse o quotidiano como era passado num meio pacato e rotineiro como era Moçâmedes.

Deste grupo, reconheço, da esq. para a dt, de pé, à frente: Lalai Jardim Baptista, ??, Eugénio Paulo, ???, Helema Félix Paulo e mãe, ?, Lurdes Sena, ?, Ana Felix Matias e Justina Salvador. Sentadas sobre o veículo: ?, Lili Salvador e Isabel Maria Sena Costa, e, de pé, um pouco mais à dt., Fernando Matias. Sobre a carroceria não consigo reconhecer ninguém.

Fica mais este registo de um tempo que já lá vai e não volta mais, e de uma realidade  que em menos de duas décadas se esfumou, restando dela apenas a recordação!

Sem comentários:

Enviar um comentário