08 outubro 2011

Velhas glórias do futebol no distrito de Moçâmedes ... (hoje cidade do Namibe), Angola


Equipa de Futebol do Sporting Clube de Moçâmedes, campeã de 1951 a 54 posa para a posteridade no velho campo de terra batida, ao fundo da Avenida da Praia do Bonfim. Em cima e da esq. para a dt.: José Pedro Bauleth, Zé Costa (Caála), João Sobral, Jacinto Veli, Raul de Sousa (Lico) e Carlos Maria Inácio (Bode).Em baixo e da esq. para a dt.:José Adriano Borges, Zeca Honorato, João Pinto, Mário Tendinha e Carlos Lopes Oliveira (Carlitos).

Equipa de futebol do Sport Moçâmedes e Benfica, bi-campeã de Moçâmedes nos anos 1959/60. Em cima e da esq. para a dt: Humberto Pinho Gomes (Dirigente), Jorge Loures, Casimiro Jorge, Fernando Matias, Rui Bauleth, Emílio Teixeira, Fernando Formosinho, paiva e Roberto Martins (Latinhas). Em baixo e da esq. para a dt.:Mário Eugénio de Sousa (Zezo), David Proença, Carlos R. Sousa, João António Guedes, Mestre e Andrade.
Equipa de Futebol do Independente Sport Clube de Porto Alexandre, vencedoar do campeonato de futebol de Angola por três anos sucessivos (1969, 1970 e 1971). Eram eles: Gavino, Gancho l (treinador e capitão) , Fernando, Cardeal, Quicas, Estrela ll, Estrela I, Osvaldo, Bastos, Armandinho, Mário José, Castro, Sancho ll, Agostinho e Neto.
Equipa de Futebol do Atlético Clube de Moçâmedes em 1946/47: Em cima e da esq. para a dt: Rui Torres (Dirigente do Clube), Mário Leitão, Mário Andrade, Mário Rocha, Norberto Gouveia, Mário Bagarrão e Macedo (Dirigente do Clube). Em baixo e da esq. para a dt.: José Chuva, China, Roberto Martins (Latinhas), Melo, Zeca Raúlo e João Pinto.

 Equipa de Futebol do Ginásio Clube da Torre do Tombo: Em cima e da esq. para a dt: Eugénio da Silva Estrela, Cachopo, António Baraço, Cabôco, João Seixal e Artur da Silva Estrela. Em baixo e da esq. para a dt: Joâo da Silva Estrela, Abílio Lopes Brás, Helder Duarte (Mascote), Eduardo Lopes Brás, Lumelino Ferreira Trindade e António Gonçalves de Matos (Sopapo). 1949.


Sobre o desporto em Moçâmedes vêr mais em MEMÓRIAS DESPORTIVAS