08 outubro 2011

Velhas glórias do futebol no distrito de Moçâmedes ... (hoje cidade do Namibe), Angola


Equipa de Futebol do Sporting Clube de Moçâmedes, campeã de 1951 a 54 posa para a posteridade no velho campo de terra batida, ao fundo da Avenida da Praia do Bonfim. Em cima e da esq. para a dt.: José Pedro Bauleth, Zé Costa (Caála), João Sobral, Jacinto Veli, Raul de Sousa (Lico) e Carlos Maria Inácio (Bode).Em baixo e da esq. para a dt.:José Adriano Borges, Zeca Honorato, João Pinto, Mário Tendinha e Carlos Lopes Oliveira (Carlitos).

Equipa de futebol do Sport Moçâmedes e Benfica, bi-campeã de Moçâmedes nos anos 1959/60. Em cima e da esq. para a dt: Humberto Pinho Gomes (Dirigente), Jorge Loures, Casimiro Jorge, Fernando Matias, Rui Bauleth, Emílio Teixeira, Fernando Formosinho, paiva e Roberto Martins (Latinhas). Em baixo e da esq. para a dt.:Mário Eugénio de Sousa (Zezo), David Proença, Carlos R. Sousa, João António Guedes, Mestre e Andrade.
Equipa de Futebol do Independente Sport Clube de Porto Alexandre, vencedoar do campeonato de futebol de Angola por três anos sucessivos (1969, 1970 e 1971). Eram eles: Gavino, Gancho l (treinador e capitão) , Fernando, Cardeal, Quicas, Estrela ll, Estrela I, Osvaldo, Bastos, Armandinho, Mário José, Castro, Sancho ll, Agostinho e Neto.
Equipa de Futebol do Atlético Clube de Moçâmedes em 1946/47: Em cima e da esq. para a dt: Rui Torres (Dirigente do Clube), Mário Leitão, Mário Andrade, Mário Rocha, Norberto Gouveia, Mário Bagarrão e Macedo (Dirigente do Clube). Em baixo e da esq. para a dt.: José Chuva, China, Roberto Martins (Latinhas), Melo, Zeca Raúlo e João Pinto.

 Equipa de Futebol do Ginásio Clube da Torre do Tombo: Em cima e da esq. para a dt: Eugénio da Silva Estrela, Cachopo, António Baraço, Cabôco, João Seixal e Artur da Silva Estrela. Em baixo e da esq. para a dt: Joâo da Silva Estrela, Abílio Lopes Brás, Helder Duarte (Mascote), Eduardo Lopes Brás, Lumelino Ferreira Trindade e António Gonçalves de Matos (Sopapo). 1949.


Sobre o desporto em Moçâmedes vêr mais em MEMÓRIAS DESPORTIVAS

3 comentários:

Anónimo disse...

é com mt orgulhoso k vejo estas fotos....pois o joao da silva estrela era meu avo..o estrela I meu tio e o estrela II meu pai (os dois ultimos campeoes por 3 vexes do campeonato de angola)...fikei mt emocionada c estas fotos!! infelixmente nao conheço a terra do meu pai, mas espero um dia la ir... se por acaso tiver mais fotos do meu avo e pai por favor entre em contacto cmg: susana_estrel@hotmail.com

princesa-do-namibe disse...

Susana
Conheci muito bem os seus familiares masculinos, talentosos jogadores de futebol,tanto alinhando no Ginásio da Torre do Tombo como no Independente de Porto Alexandre. Se clicar na barra a dt. do meu blog onde diz: Moçâmedes/Desporto, irá encontrar centenas de fotos que ali coloquei onde se encontram familiares seus.
OBG e cumprimentos

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Enviar um comentário