02 maio 2007

Casa de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Indústria de Moçâmedes (actual Namibe): anos 60





1ª foto: Grupo de Funcionárias da secretaria da Casa de Saúde do Sindicato dos Empregados do Comércio de Moçâmedes. Da esq. pra a dt: em cima: Elizabete Bagarrão (Betinha), Dores e ? Embaixo: Zete Romão Veiga Baptista e Helena Félix Paulo e ?


 Esta foto mostra-nos o edifício onde se encontrava instalada a 1ª Casa de Saúde do Sindicato dos Empregados do Comércio de Moçâmedes nessa mesma Avenida, propriedade de João Martins Pereira.
 
Sentadas na escada um grupo de funcionárias que ali trabalhavam na parte administrativa. Reconheço, da esq. para a dt: Lurdes Tavares, ?, Marizete Veiga e Octávia de Matos. Mais abaixo, Luisa pólvora Dias. Esta era a entrada do primitivo edificio da Casa de Saúde em causa


Funcionários com José Chagas ( Secretário do Sindicato ) junto das funcionárias/o: Hilário, Dores, Marizette Veiga e Elizabette Bagarrão. foto:

Visita de algumas entidades às instalações, com
Luís Gonzaga Bacharel (de óculos à dt.),  Presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio e Indústria de Moçâmedes, que  faz as honras da casa ao mostrar as instalações da Casa de Saúde ao novo Presidente eleito, Francisco da Conceição (2º à esq.) bem como a algumas personalidades representantes dos Sindicatos de Angola que alí se haviam deslocado em visita . Pode ainda ver-se, mais ao fundo, António Figueiredo (Tó Kuribeca), e por detrás deste, de óculos, Santos, do Sindicato dos Motoristas de Moçâmedes.

Fotos gentilmente cedidas por Marizette Veiga e Ascenção Bacharel.

 
Parteira Olga exibindo uma criança acabada de nascer: o pequeno Telmo Ascenso, filho de Guida e Álvaro Nóbrega Ascenso. Foto gentilmente cedida por Telmo Ascenso.
 




Almoço de confraternização dos Empregados da Casa de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Moçâmedes, corpos directivos e convidados, onde se podem ver, em 1º plano, de fronte, e da esq. para a dt.: o casal Manuel João T. Carneiro (advogado), esposa Manuela e filhos, e o casal Chalupa e filhos. À esq., Américo (Sofrio) e esposa, Luís Gonzaga Bacharel e esposa, ?,?,?. Ao fundo, Manuel Bagarrão (Nelinho) e filho, ?,?, .



Outra perspectiva do mesmo almoço onde se podem ver, de fronte, e da esq. para a dt.: ??, Eduarda Carvalho e marido, Zete Veiga e marido, Diogo Baptista; Dr. Pinhão de Freitas (médico), esposa e filho, Dr Vaz (médico) e esposa, Américo (Sofrio) e esposa. De costas: o casal Chalupa e filhos e o Dr. Carneiro e filho.  Fotos gentilmente cedidas por Marizete Veiga, então escriturária na Secretaria da Casa de Saúde deste Sindicato



Novas instalações da Casa de Saúde do Sindicato dos Empregados do Comércio, sita na rua perpendicular à Avenida da Praia do Bonfim que passa à frente do Palácio da Justiça e da Fonte das gazelas.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário