29 agosto 2007

Alunos e professores: Escola Com. e Ind. Bartolomeu Dias - Porto Alexandre
























































1ª foto: Entre outros Renato,?,?, Zanga Sancadas, Jerónimo, António Júlio Bastos, Psota, , ?, Leopoldo, ?, Guerra, Prof Manuel Lopes Henriques, Jota Jota, o Prof Chicharro, Prof Palmira? , José João...
1973-74.

2ª foto: Alunos da Escola Com. e Ind.
Bartolomeu Dias : ?, Yolanda, Prof.Eurico, Prazeres, Profª.Marrão, Julieta, Lurdes França, Leopoldo.

3ª foto: Finalistas da Escola Comercial e Ind. Bartolomeu Dias- Porto Alexandre. Em cima e da esq para a dtª: ???, Renato, Jota Jota, Prof Barreto, Teacher, Prof Eurico, ? , Jeronimo, Psota e Lemos.
Em baixo e da esqª p/dtª: Zanga Sancadas, João Toucinho, Kady, Jorge, António Julio e Leopoldo. Ano 1972/73

4ª foto: Alunos da Escola Com. e Ind. Bartolomeu Dias de Porto Alexandre.
Em baixo, da esq para a dt: Zanga Sancadas, (?), Vasquinho,(?), Renato, Leopoldo e Kady.
Em cima: ?,Marçal,?,João Toucinho, Mansinho, Pessanha (meio encoberto) e Mutchada: e ainda Domingos DannyKey, Belbuto, Mandinho , Mario Zé, Lemos,e o Reginaldo Bodião e ainda entre outros: Diamantino, Joãoznho, Beto Bodião....
Só uma nota para terminar. Alguns destes nomes poderão estar enganados. Não conheço toda a gente, e foram-me fornecidos por várias pessoas que conheço. Por favor, se detectarem algo errado, peço-vos que não critiquem, mas colaborem no local destinado aos comentários. MT OBG.


















5ª foto: Professores da Escola Com. e Ind. Bartolomeu Dias - Porto Alexandre.
De cima para baixo - Esperança Traguedo (ao centro), António Ferreira e Neves -Palmira (de óculos escuros), (?), (?),Pdre Pinto Lobo (falecido), João Manuel (Chicharro) e Albano -Céu Nogueira (esposa do prof.António), (?) - (3ºdegrau)- Natália, Adélia Clara (EU), Mª Batista Paulo -(2ºdegrau)-MªRosário (Zarita) Marrão, MªAlbertina Coelho Estácio, Eurico Henriques e Padre Jaime Fernandes -(1ºdegrau)-Anabela Lara, António Machado(o Director), Sameiro e Carlitos Alves (falecido)

VINHAM DO MAR CACIMBOS
( para o Neco )

vinham do mar cacimbos
refrescar tombuas sequiosas,
calemas, submersos vulcões
e helio-fornos
provar a fibra sibilina
de homens e mulheres
que agarram a vida
pelos cornos.
vinham pinguins escorraçados
de um país ao sul,
a preto-e-branco pintados,
ond’é ignara a soma
de todas as cores
que realiza o negro.
vinham navios, botes,
arrastões e palhabotes
encalhar nos fundões ao arear,
que o leteu namibe
conforma de grão a grão
para marcar que ali
só os filhos sabem navegar.

vinham coros boatados,
e as notícias de guerra,
e as guerras de notícia,

e do deserto a garroa colava
areia nos olhos ressudados.

admário costa lindo
7.06.2005


6 comentários:

Carla disse...

Gostaria de saber se a Esperança Traguedo da foto é a minha mãe, filha do José Traguedo e da Guilhermina Moreira Traguedo, que viviam em Quipungo, Sá da Bandeira.

Carla Traguedo

princesa-do-namibe disse...

Cara Carla
Retirei a foto de Sanzalangola (Porto Alexandre). O nome de sua mãe (?) foi ali colocado por Aileda e limitei-me a repeti-lo no blog. No entanto o mesmo nome vem mencionado tb em Sanzalangola (Sá da Bandeira/Lubango) onde está uma foto com a sua mãe. Comparando as duas caras, penso que a Esperança Traguedo na foto do meu blog é mesmo a sua mãe. Melhor que eu o verificará. Os meus cumprimentos.

http://www.sanzalangola.com/galeria/album34/2_curso_64_66_Cedida_por_Guida_Higino

Anónimo disse...

Olá, Carla!

Na foto referenciei Esperança Traguedo (Esperança Emília da Silva Traguedo_ Ferreira), minha grande amiga, colega de curso e mais tarde também colega de Escola, em Porto alexandre, onde viveu com seu marido Jaime Pedro dos Santos Ferreira (estive presente no seu casamento em Quipungo), sua sogra Srª D. Ofélia do Santos Ferreira e seu filho Nuno Gonçalo Traguedo Ferreira. Mais tarde, esta minha amiga Esperança foi mãe de uma linda menina (nascida em Luanda) que conheci aos cinco meses, aquando de uma rápida visita que nos fizeram, em P. Alex.
Nesta foto estão as minhas memórias... ainda gostava de voltar a rir-me (com gosto!!!), como fazíamos EU e a Esperança, mininas "doidas" de felicidade.
1Bjinhão
para Ti Carla,
desta AMIGONA da mãe.
aileda/adelia

Carla disse...

Olá. Foi por acaso que conheci este blog, mas foi com muito agrado que vi fotos do meu pai (prof. João Chicharro) no tempo que dava aulas em Porto Alexandre.
O meu nome é Carla, tenho 39 anos e sou a filha mais velha do prof. Chicharro.
O meu pai ainda dá aulas de Ed. Física na Nazaré.
Como deve calcular, lembro-me pouco de Porto Alexandre, pois vim para Portugal com 6 anos.
As fotos do blog ajudaram-me a conhecer melhor a terra onde passei os primeiros 6 anos da minha Vida.
Um grande bem haja.
Bjkas

Anónimo disse...

Olá Carla

O meu nome é Patricia Alexandra Traguedo Ferreira,sou filha do Jaime Pedro Santos Ferreira e da Esperança Emilia da Silva Traguedo Ferreira,fiquei mt admirada quando vi este Blog , e telefonei logo á minha mãe.
Lamento dizer te mas deves estar mt confusa com toda esta Historia,deverias conversar com o teu pai.
A minha mãe recorda se do Prof.Chicharro que dava aulas no liceu de P.Alex , tinha já 2 filhas pequenas quando ela foi dar aulas para a escola primária de P.Alex.
O meu irmão Nuno é mais velho que tu ,tem 40 anos e eu 34 era impossivel seres nossa irmã de parte de mãe sem k o meu pai e avós dessem conta,não achas?
A minha mãe tinha um a prima tb chamada Esperança ,filha do tio zé,será?só o teu pai te pode ajudar,boa sorte !

ailedazav disse...

Olá, Minhas Meninas:

Carla Chicharro, filha do meu amigo e colega João Manuel Chicharro (que afinal não pode ser Carla Traguedo) e Patrícia Alexandra Traguedo Ferreira (esta minina a bebé que conheci, a filha da minha Amiga e colega Esperança Emília da Siva Traguedo e do meu querido e saudoso Amigo Jaime Pedro dos Santos Ferreira).

Desculpas quero deixar AKi...

Afinal ao ler:

" Gostaria de saber se a Esperança Traguedo da foto é a minha mãe, filha do José Traguedo e da Guilhermina Moreira Traguedo, que viviam em Quipungo, Sá da Bandeira.
(Carla Traguedo)"

..logo, nem pensei que a filha da minha amiga Esperança (mana da tbm mnha amiga e colega Teresa)se chamava Patrícia (passaram tantos anos ...)

Depois aparece outra Carla (esta tbm conheci bem pequerrucha em Porto Alexandre, bem como conheço toda a família do lado paterno Chicarro...)

A foto que veio desencadear um "desencontro" (confusão entre caras parecidas ou nomes semelhantes - segundo me parece são primas duas Esperança Traguedo) tornou-se agora num "encontro", para mim mui gratificante... Casualmente, estão AKI... duas meninas (hoje senhoras) que conheci...

Como o mundo é pequeno!!!
e... este mundo virtual... tão grande!!!

Na foto está mesmo a mãe da Patrícia Alexandra - eu também lá estou ( Adélia Clara).

Bjão

Abracinhos de saudade às respectivas Mamis e ao meu amigo Chicharro.

aileda/adelia vaz

Enviar um comentário