18 agosto 2008

A «Equipa maravilha» do Atlético Clube de Moçâmedes, tri-campeã de Angola
















Rodeada de adeptos que a aplaudiram efusivamente durante o jogo, eis aqui aquela que foi a famosa «Equipa Maravilha» de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes, tri-campeã de Angola na classe de juniores, nos anos de 1962, 1963 e 1964.

Esta foto, tirada em 1962, representa o primeiro ano dessa série de vitórias em que o Atlético Clube de Moçâmedes se consagrou campeão de Angola, após ter vencido no último jogo desse campeonato, a equipa do Sporting de Luanda. Este campeonato de Angola foi realizado em Nova Lisboa.

Este foi o 1º ano da equipa do Atlético na categoria de juniores, e o último ano da equipa do Sporting de Luanda nessa mesma categoria.

Seguiram-se mais vitórias da «Equipa Maravilha» de hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes, classe de juniores, nos campeonatos de Angola em 1963 e em 1964. E em 1965 quando ascenderam a seniores, a nova equipa, recheada com muitos destes jovens, venceram igualmente o Campeonato de Angola. Uma autêntica proeza. 

E as coisas não ficaram por aqui para o hóquei em patins do Atlético Clube de Moçâmedes, apesar da dissolução da «Equipa Maravilha» em 1966, com ida para o serviço militar de todos os seus componentes. Em 1967, com apenas um elemento da antiga «Equipa Maravilha», Carlos Chalupa ( a fazer tropa em Moçâmedes), com Arménio Jardim, Alvaro Ascenso, Rui Sampaio e Briguidé, o Atlético Clube de Moçâmedes consegue  vencer os campeonato de Angola. Mas Atlético estava imparável, e após ter perdido o campeonato de Angola em 1968 no último com o Benfica de Luanda (precisavam vencer e empataram 0-0), eis que novamente em 1969 se sagrou campeão de Angola de hóquei em patins.

Na foto, podemos ver, da esq. para a dt.
Em cima:
Neco Mangericão, ?????, Hemitério Alves , Manuel Rios, Mário de Andrade, Artur Trindade, Congo (irmão do Xico Bamba), Arménio Jardim (Treinador do Atlético), Laurentino Jardim (jogador),Arménio Minas, Zequinha Cruz, Chibante, Orlando Saraiva dos Santos, Faustino, José Costa, Veiga, João Germano Godinha Fernandes, ???.

Embaixo:
?, Carlos Brazão ( jogador), ?, Orlando Santos (jogador), Chico Carmo, Camilo Costa , Pedro Costa (Caála), Daniel Couto, Costa (filho de Camilo Costa), Zé Adriano, Henrique Minas, Fernando Leonel Pita (Leona), Rui Mangerição, Laurindo Couto (jobador), João Martins (Latinhas),

Para mais informações/fotos, sobre esta equipa e sobre o Desporto em Moçâmedes até 1975, consultar o nosso outro sítio AQUI
Foto gentilmente cedida por Artur Trindade

Sem comentários:

Enviar um comentário