26 janeiro 2009

Gente de Porto Alexandre (anos 60)












Mais uma foto de gente que viveu e trabalhou em Porto Alexandre até 1975, e que pelos motivos que todos os que lá estivemos sabemos, num abrir e fechar de olhos, em menos de 3 meses, tiveram que abandonar Angola, quando a segurança deixou de existir e a vida se tornara impossível.

O que me impressiona quando faço postagens para este blog de fotos de grupos de alexandrenses é o traço de união que sempre se denota existir entre as pessoas. Este é um fenómeno infelizmente inexistente nas grandes cidades, onde as pessoas, mesmo as que vivem no mesmo prédio, já nem sequer se conhecem ou até mesmo nem sequer se cumprimentam. O crescimento desmesurado das cidades e o tipo de vida moderna acarretaram consigo o individualismo, a indiferença, o egoísmo e outros sentimentos que tais, que estão isolando as pessoas no interior de si próprias, tornando-as mais sós e mais tristes, enquanto a humanidade vai perdendo os valores antigos que deveriam ser cultivados, porque se tratam de verdadeiros valores. Em Porto Alexandre trabalhava-se, mas as pessoas conviviam. E não isoladamente, mas em grupos, tal como aqui as podemos ver.
E é isso que faz saudades!
Se alguém errou foi o sistema e não as pessoas.

São (irmã mais nova do Modague e Maguida)
; Claudia Ferreira (irmã de Isabel, casou com o saudoso Albertino);Rui Lara (dirigente - Presidente do ISC - já falecido); Rosa Gancho;Isaura ("do Pinda");Nela Viveiros; ?("A Pequenina", tia da Lourdes Brito); Clélia; Luisa Sena.

À frente: Necas Trocado (dirigente - já falecido);?, X ico Baptista; ? (treinador da equipa de Basquetebol); José Cristino Ferreira (meu primo, sogro da Nandi Veloso- foi treinador da equipa de futebol - já falecido);?; Alfredo Gancho.
Nomes gentimente fornecidos por AdéliaVaz (Aileda)

Créditos de imagem: Mazungue

3 comentários:

Anónimo disse...

Como é público, ainda não me revelo...Manias!!!Mas se jogou basquete, jogou com a Marília Cavaco, se treinou hóquei em patins em Moçâmedes, conheceu o Amém, do BCA,...O meu tempo às vezes è pouco para a eternidade do passado, que vive em mim, legítima cabeça de pungo...

Deixo link para um um pequeno vídeo no youtube com aquelas imagens que nos povoam.

http://www.youtube.com/watch?v=6BzA8hPhwkg

Voltarei aqui para ver se ainda há kambas desse lado , sem de Moçâmedes, Porto Alexandre ou Sá da Bandeira!

ailedazav disse...

Venho dar uma ajudinha... à Equipa de Basquete, treinadores e dirigentes do Independente Sport Clube...

Atrás vejo:
(?); São(mana mais nova do Modague e Maguida; Claudia Ferreira (mana de Isabel, esposa do saudoso Albertino);Rui Lara (dirigente - Presidente do ISC - já falecido); Rosa Gancho;Isaura ("do Pinda");Nela Viveiros; ?("A Pequenina", tia da Lourdes Brito);Clélia; Luisa Sena.

À frente:
Necas Trocado (dirigente - já falecido);?(agora n me vem o nome, mas conheci bem);Xico Baptista;? (treinador da equipa de Basquet); José Cristino Ferreira (meu primo, sogro da Nandi Veloso- foi treinador da equipa de futebol - já falecido);?; Alfredo Gancho.

Se Gosto...
Vir Aki... é um "mata-saudade".
Tanto convivi com esta Minha Gente Linda!!!

Bjão

sempre
aileda/adeliavaz

margarida maria cruz disse...

Amanhã é o funeral do Emidinho mais conhecido por "Modague" ás 11 horas está na capela de Tires-Parede-Carcavelos.
"Emidio Augusto de Oliveira"
Paz á sua alma e sentidos pesames a todos familiares e amigos deste cabeça de pungo.Perdemos mais um Moçamedense.

Enviar um comentário