16 agosto 2008

Gente de Moçâmedes (1946)
















Mais uma foto de gente que viveu em Moçâmedes até vésperas da independência de Angola em 11 de Novembro de 1975. Trata-se Artur Ferreira Trindade, esposa e cunhada. Artur Ferreira Trindade, filho de Moçâmedes,
foi funcionário da Câmara Municipal de Moçâmedes , onde exerceu funções de Secretário até finais da década de 60.

Conforme refere o moçamedense Mário António Guedes da Silva no seu livro
«Memórias Desportivas do Distrito de Moçâmedes», como desportista, Artur Trindade venceu os dois primeiros campeonatos de Angola de ténis (Lown-ténis), nos anos de 1934 e 1935 em singulares, saiu também vitorioso noutros torneios importantes, e foi líder desta modalidade em várias épocas. Na variante de «pares» ganhou algumas competições destacadas, em parceria com o seu irmão Rogério Ferreira Trindade.

Levava-se a sério, em Moçâmedes, a prática desta modalidade, principalmente até à década de quarenta (século XX), pressupostamente por a cidade estar dotada de alguns «courts de ténis» apropriados, e , crê-se, por não existirem outras alternativas desportivas senão o futebol. Ali foram formados vários campeões, reconhecidos não só em Angola mas também internacionalmente, para gáudio dos seus apaixonados adeptos.
A dedicação e a determinação dos respectivos atletas levava-os à concretização dos sonhos de uma jovem cidade com justificadas ambições em todos os campos.
Foto gentilmente cedida por Artur Trindade (filho)

Sem comentários:

Enviar um comentário