17 março 2011

Moçâmedes : eleição das "Miss Mar" e "Miss Moçâmedes" 1971



O "Miss Mar" 1971

Este foi o Concurso de "Miss Mar" 1971, que aconteceu na cidade de Moçâmedes, hoje Namibe, no decurso de um Baile realizado no edifício da Associação Comercial, integado nas X "Festas do Mar". A eleita foi Marilia da Conceição Campos Rodrigues (Lita)  que vemos na foto ladeada por Riquita Bauleth, "Miss Angola" 1971, à dt, e por  "Miss Moçambique", à esq. Na foto encontram-se também as Damas de Honor, Paula Chalupa, à esq (n.6), a mais séria concorrente ao título de "Miss Mar" 1971 , e Fernanda Lourenço "Dama de Honor, à dt (n. 7). Mais à dt, Miss Simpatia.   Nesse ano Celmira Bauleth  (Riquita) havia sido eleita "Miss Angola" 1971, e preparava-se  para, com todo o mérito, no Casino do Estoril, em Lisboa, disputar o título de Miss Portugal, que acabaria por vencer.



 

Chegada a Moçâmedes da Miss Moçambique 1971,  das Damas de Honor de Miss Angola 1971, Maria Clélia Pereira dos Santos (2ª classificada),   Ana Paula Varela Antunes (3ª classificada e  "Miss" Simpatia),   Rosemary Pedroso (Miss Informação) , Ana Paula Antunes da Silva, "Miss" Futuro,  e de outras candidatas ao título de miss beleza angolana que vieram fazer parte, juntamente com Riquita, do juri deste Concurso.  Estiveram igualmente presentes, Maria dos Anjos Roque Alfredo e Fernanda de Jesus Rodrigues. A aguardá-las, elementos de algumas familias de Moçâmedes em cujas casas iriam ficar hospedadas. 

          Finalistas do concurso de "Miss Mar" 1971:  Marilia da Conceição Campos Rodrigues (Lita) "Miss Mar" 1971, ladeada por Paula Chalupa
e Fernanda Lourenço. Concorreram ao título, também, Paula de Carvalho,
 e Ani de Freitas. Cedida por Paula Chalupa


 

No dia seguinte, no campo de jogos do Benfica, o espectáculo foi repetido, com entradas mais em conta, de modo a que mais gente pudesse assistir. Participaram no espectáculo o conjunto musical "Os Desafinados"  de Sá da Bandeira, a Banda do Cassequel e o Grupo Folclórico de S. Nicolau, que se exibiram com muito agrado da parte do público assistente.



 Recorte do "Jornal Namibe" + foto, com Paula Chalupa. Cedida por Paula Chalupa

Conforme o jornal "O Namibe",  o desfile das candidatas no campo de jogos do Benfica foi algo de espectacular, tendo as misses e as concorrentes sido delirantemente aplaudidas,  com especial realçe para as Miss Moçambique e  Miss Angola, e Maria Paula de Sousa Joyce Chalupa, a  1ª dama de honor favorita do público.  Seguiu-se um baile que decorreu com grande animação.


    Bela foto onde podemos ver Paula Chalupa (ao centro) ladeada por Marilia Campos (Lita), à esq. e Ani de Freitas, à dt. Cedida por Paula Chalupa




Como se sabe, neste tipo de Concurso, nem sempre a escolha do jurí coincide com a escolha do público, e nem sequer com a escolha dos orgãos de informação. No que diz respeito à escolha do júri para do Concurso de "Miss Mar" 1971,  a redacção do Jornal "Namibe" veio a público  manifestar a sua discordância por entender que este deveria ser constituido por gente independente e não, como foi, integralmente  constituido por jovens, também elas concorrentes a rainhas de beleza. Também a redacção do mesmo Jornal   manifestou-se  surpreendida por não lhe ter sido dado conhecimento pela Organização do Concurso de "Miss" Mar 1971,  de que iria ser eleita uma "Miss" Informação: "concordamos  com a escolha de Maria José, mas estranhamos que não tivessemos sido avisados de que ia haver uma  "Miss" Informação ... Porque o "Namibe" também é Jornal,  e por sinal o único deste Distrito, e não fomos tidos nem achados...



O "Miss Moçâmedes 1971"

 http://1.bp.blogspot.com/-HMNXqtVgNt4/TZYwNzTVuyI/AAAAAAAAWeU/s4ZnxDpdk2s/s1600/de+paula+chalupa+s%25C3%25A3o+orquidea+nabais+lidia+ferreira+elizabete+cruz+guida+bento+cesar.jpg

Nesse ano decorreu também,  como atrás foi citado, o "Miss Moçâmedes 1971", sendo candidatas, por ordem do desfile: Maria Dulce Pontes, Conceição Ramos Cruz, Elsa Maria, Maria Raquel Gomes,  Maria de Fátima, Elsa Maria Formosinho,  Lidia Rosa Couto, Orquidea Nabais, Maria Eugénia Sena, Maria Lidia Ferreira, Elizabeth Sena, Orieta Bagarrão, Elizabeth Loureiro, Maria Paula de Carvalho, Aurea Maria Novo, Maria de Lurdes Pinto, Alcina Loureiro, Elizabeth Cruz e Guida Bento César.

Destas concorrentes, Maria de Lurdes Pinto  viria a ser eleita, em 1972, "Miss" Angola.  Maria Paula de Carvalho e Maria Lídia Ferreira, as duas Damas de Honor. Maria Paula de Carvalho foi ainda eleita Miss Jovem Internacional no Japão. Desde a eleição de Celmira Bauleth  (Riquita) , como Miss Angola e Miss Portugal 1971, as beldades de Moçâmedes estavam imparáveis.

É caso para repetir mais uma vez  este badalado poema:
 


                                                                              AS GAROTAS DO MAR


Todos ficaram sabendo
que assim mesmo é que isto é,
contra as garotas do Mar
é remar contra a maré...

Vencemos em toda a linha!
Foi vitória das mais lindas,
pois nós ganhamos a todas,
Preciosas, Caraslindas...

Contra o que muitos pensavam
nós vencemos o despique,
pois entre ondas de beleza
não podemos ir a pique.

Que as moças iam vencer
era aqui por nós sabido,
pois o Namibe jamais
em beleza foi vencido!

Ninguém nos pode tirar,
cá nesta terra angolana
no campeonato das lindas
a posição soberana.

Todos queriam com bairrismo,
do fundo do coração,
neste Concurso famoso,
a bela repetição.

Lurdes tu és segunda
(Riquita foi a primeira)
e as Miragens do Deserto
hão-de indicar a terceira.

Em loucura colectiva,
no momento final,
a alegria sem limites
dominou a Areal.

Muitos cortejos de carros!
Bancos, pretos... Da cama,
homens, mulher's, crianças,
vêm pr'a rua de pijama!

As Welwistchias ajudaram,
com mil palmas prazenteiras,
que deram com frenezi,
as mil palmas das palmeiras!

E o bom Mar que é nosso Amigo,
em vozes portentosas,
bradou logo o mundo inteiro:
-São nossas as mais formosas!

(Autor desconhecido)




O  "Miss" Mar 1972


 
 Concorrentes
 

 No ano seguinte foi a vez de Paula Chalupa ascender ao título de "Miss" Mar 1972.


 Paula Chalupa , uma das mais sérias concorrentes com o Presidente da Câmara Municipal de Moçâmedes, Rogério Marques dos Santos, António José da Costa Minas e Zé Pegado.
 
 Paula Chalupa
 

  Paula Chalupa



Chegou-nos esta foto, com esta descrição: "Concorreram também Maria José Pegado (foi escolhida para "Miss Informação"),  Teresa Neto, Eva Machado, Manuela Antoninho e Isabel Carvalho Gomes. Não conseguimos ainda confirmar o ano deste concurso..



O  "Miss" Mar 1973

 

 Em 1973 foi a Ondina Sancadas de Sousa a Miss Mar. 
Na foto a ser coroada por Paula Chalupa. Eram ambas funcionárias da Câmara Municipal de Moçâmedes.



Ficam mais estas recordações.


MariaNJardim



Clicar AQUI para ver Ana Paula Almeida, Miss Moçambique 1971,  3º lugar  no Miss Mundo substituindo Riquita, a ganhadora desistente.

Ver também AQUI
 


Sem comentários:

Enviar um comentário